• /

Assembleia Geral da APSL

Decorreu dia 30 de Março, nas instalações da CAP, em Lisboa, a Assembleia Geral Ordinária da APSL.

A Assembleia Geral seguiu a seguinte Ordem de Trabalhos:

1 - Apreciação do Relatório e Contas da Direcção e do Parecer do Conselho Fiscal relativos a 2015

2 - Apresentação do Orçamento para 2016

Estes dois pontos foram aprovados por unanimidade dos sócios presentes.

De seguida teve lugar a Assembleia Geral Extraordinária onde foi analisada e votada a proposta da Direcção para Alterações ao Regulamento do Livro Genealógico da Raça Lusitana, proposta essa baseada na aplicação do Regulamento de Execução UE 2015/262, da Comissão de 17, de Fevereiro de 2015; na necessidade de, até 2020, a Raça Lusitana ter regulamentado um Programa de Seleção de acordo com as normas europeias e a possibilidade de inscrever no Livro Genealógico alguns animais, filhos de reprodutores que não estão dentro das normas definidas no Padrão da Raça mas que se destacam pela sua funcionalidade.

Antes de apresentar esta proposta, a Direção promoveu três reuniões com criadores (no Porto, Évora e Lisboa) onde pode ouvir as suas opiniões, que muito contribuíram para a elaboração deste documento.

Assim, os pontos mais relevantes desta alteração são os seguintes:

1)    A criação do título de “Reprodutor Funcional”; um título a atribuir aos animais que, não tendo sido aprovados como Reprodutores, cumprem os critérios funcionais para o Título de Reprodutor Recomendado no Toureio, Ensino e Equitação de Trabalho
(Art.18º - ponto 3, Anexo V – Art. 3º e Anexo VI, ponto 2).

2)    Separação de alguns caracteres de pontuação, na aprovação de reprodutores. Para uma melhor informação aos sócios, a nota da “Cabeça e Pescoço” é decomposta em “Cabeça” e “Pescoço”, os “Membros” em “Membros anteriores” e “Membros posteriores”, e a nota dos “Andamentos” será decomposta em “Passo”, “Trote” e “Galope”, mantendo-se a classificação final a partir dos mesmos 8 itens contabilizados anteriormente
(Anexo IV- A).

3)    Avaliação dos animais através da Tabela Padrão (Avaliação Linear). A necessidade do Cavalo Lusitano ter, até 2020, um Programa de Seleção de acordo com a Legislação Comunitária, leva à criação da Tabela Padrão, método de análise dos animais, com vários caracteres morfológicos e funcionais que permitem um conhecimento mais completo das características do animal. Além disso, através da Tabela Padrão poderá ser uma recolha de dados que possibilitará elaborar uma análise estatística, que permitirá uma avaliação da transmissibilidade de caracteres dos pais para os filhos.
(Anexo IV-B).

4)    Adaptação dos parâmetros que permitem a atribuição dos Títulos de Reprodutor Recomendado à realidade atual com especial destaque para o Modelo e Andamentos, onde os machos, para a obtenção do Título, necessitam que pelo menos uma das Medalhas necessárias seja obtida numa classe individual montada. A mesma medida será aplicada nas fêmeas, mas partir de 1 de Janeiro de 2019.
(Anexo VI).

Esta proposta foi aprovada igualmente por unanimidade, pelo que depois de homologada pelo Órgão da Tutela entrará em vigor.

Eventos em 2017
Consulte aqui as datas dos eventos onde o Cavalo Lusitano marcará presença em 2017.
Calendário Equitação de Trabalho 2017
Consulte as datas do XIX Campeonato Nacional (e respetiva Ficha de Inscrição) e da Taça de Portugal.
APSL deseja Boas Festas
Informamos que a APSL vai estar encerrada de 23 de Dezembro a 1 de Janeiro.
Calendário Admissão de Machos e Fêmeas 2017
Consulte aqui as datas de admissão de Machos e Fêmeas ao Livro de Adultos em 2017.
Feira do Cavalo de Ponte de Lima 2017 - Resultados
De 6 a 9 de Julho realizou-se a anual Feira do Cavalo de Ponte de Lima. Consulte aqui todos os resultados.
José Palha (1952-2017)
Faleceu hoje o nosso associado José Pereira Palha, figura muito conhecida no meio equestre e tauromáquico.
Festival do Cavalo Lusitano 2017
Tenha acesso a todas as informações relevantes, Resultados, Regulamentos, Programa e Ordens de Entrada.
Parcerias
Associações Congéneres